terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Dromedário

Segundo fontes fidedignas, este é o apelido da moto do Machado. Por que será?! Agora, falando sério, que visual, hein?!

GPS X Mapa

Nelson diz: "Mapa versus GPS...Continua a briga...Tecnologia e o velho mapa..."

Eu digo: "Rapaaaiiiz, o JW tá com uma aparência beeem diferente daquela foto na piscina..." Força, amigos!

Rípio, botas e muita sujeira

Talvez o título consiga explicar um pouquinho as últimas notícias de nossos amigos viajantes. Ainda na época do planejamento, o Nelson havia me falado do tal de rípio, um tipo de "piso" que eles agora estão enfrentando. Segue uma descrição do que é o rípio:

O O rípio é composto de pedras roladas com diâmetro que variam de uma bola de ping-pong a uma bola de tênis. Essa mistura de pedras é espalhada pelo leito da estrada, formando uma camada de uns 10 a 30 cm de espessura que é alisada periodicamente com motoniveladoras. Esta forma de revestir as estradas é usada na Patagonia argentina e chilena desde o tempo dos índios Mapuches e resiste a passagem do tempo e as variações climáticas da região. Além disso impede que a vegetação desapareça com a estrada.

Bom, foi agora, encarando o rípio que segue o breve relato do Nelson:

"Rodamos mais de 300 km na pedra.... Resultado: meu pneu vazou por uma pancada. Gracas ao turra consegui pilotar a moto com pneu vazio por 2 km. Turrão com pedal ds marcha caindo( hoje foram só duas vezes). Estamos em Cohaique - Chile. J. Wilson chegou morto. Dá até dó...Hehe...Vamos ficar aqui amanhã e rever toda a estratégia de viagem..."

"A bota nova começou a desmanchar...Solução??? Silvertape nela...Pelo menos serviu como referência na estrada. Era só olhar pelo espelho que já sabíamos quem era....Hehehe...Obs: cara comprou pela net. - embalagem dizia: impermeável(não ficamos sabendo aonde) Turrão teve que usar o famoso saco de lixo nos pés). Imaginem a cena. Gastamos uma fortuna em equipamentos. Mas o bom e velho saco de lixo resolve...Rrsrs"

"Resultado de pilotar a noite. Com a luz da moto os bichinhos te acham...Hehehe"

"No jantar ontem: jw diz - Não sei como vc está aguentando. Ser garupa não é para qualquer um!"

E depois de tantos quilômetros rodados, segue mais um divertido relato de Luciano Turra:

"Vendo Suzuki V Strom 200.....hahaha brincadeira!!!
Ola amigos,
Os ultimos dois dias foram bastante diferentes mas mto intensos.
Dia 28 saimos de Neuquen com destino a La Junta, mas não conseguimos fazer o trecho todo. Todo mundo sabe que Deus é brasileiro, mas o primo Dele que cuida da parte dos ventos e argentino com certeza! Pegamos ventos fortissimos. Alias passamos numa cidade que a placa dizia: Pucun Leofu la ciudad de los vientos. Ja na saida estava um pouco mais frio, mas não colocamos nada mais quentinho. Conclusão, indo para Bariloche tivemos que botar roupa. A estrada mto boa e de retas mais uma vez gigantes. Frio e soln show. Pequenos detalhes começam a fazer diferença: minha moto não sei porque baixou oleo, fomos no posto e não tinha o oleo necessario. Ligamos para o sempre presente Moa em Ctba que disse para completar com outro oleo sintetico. Farei a troca em El Calafate. As bengalas da moto do J estavam vazando mais oleo. Andamos ate 20 hs e chegamos em Esquel onde dormimos e comemos e bem por sinal. Frio apertando.
Dia 29 saimos de Esquel e bom.....este dia vai ficar gravado na nossa vida. Mistura de emoçoes mto diferentes. Pegamos nosso primeiro trecho de ripio (estrada de chao com muuuuuitas pedras soltas). Trechos legais onde cheguei a colocar 120 km/h, mas na maior parte era 2a e 3a marcha. O deslocamento não rende nada, a tensao eh constante. Atravessamos a fronteira da argentina para o Chile e perdemos um bom tempo. A maior parte da estrada esta em obras e o sentimento eh de que andavamos meio a um canteiro de obras, mas so na parte das pedras. Chegamos em La Junta, abastecemos (ops, não tinhamos dinheiro - peso chileno - trocamos com uns caras dolares por dinheiro local). O Machado ja na saida pegou uma pedrona e entortou a roda. Pneus esvaziou na hora. Voltamos 2 km empurrando ate uma gomeria. Marreta na rodinha do Machado e vamo embora. Sofremos muito mais a paisagem era mto linda. Lagos e mais lagos, agua mto limpa e florestas que não acabam mais. Gelos nos topos das montanhas, tudo bonito. Mas a pilotagem mto prejudicada. Chegamos em Coiayque as 11 hs da noite, ou seja pilotamos 15 horas!!!!!
Ate mais.

Luciano M. Turra"

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Dito e feito

O Nelson escreveu e agora mandou a foto: tá lá o odômetro parcial registrando os 4.132,3 Km rodados até agora. É isso aí, vamos enrolar esses cabos!

Corredeira das geleiras

Foi apenas com a frase do título que veio acompanhada a foto enviada pelo Machado instantes atrás. Por sms ele disse que estão a 4.132 km de distância de nós, meros mortais andantes. Esperamos mais notícias, pessoal!

domingo, 28 de dezembro de 2008

Calor, que calor?!

Dez minutos atrás recebi esta foto feita pelo Machado com a galera procurando roupas mais quentinhas na bagagem. Parece que o calor está deixando de ser companheiro de viagem de nossos amigos e agora o bicho vai começar a pegar. Ou seria melhor dizer, esfriar?. Segue texto do Nelson:

"Picun leufu. - cidade do vento. Ja estao com frio........ De 40 graus para 10..... E vai piorar.......
Que delicia..... Ja rodamos mais de 3300 k
. logo comecaremos a ver as cordilheiras..."

3º e 4º dias: diários de motocicleta

Ontem à noite recebi uma fotinho e o relato do Turra sobre os últimos dias de viagem. Pelo jeito o negócio não é nada fácil. Leia a seguir:

"Bem amigos da Rede Globo!!!!! Estamos ao vivo e em definitivo aqui de Neuquen.
Atualizando os fatos: ontem fizemos Paso de Los Libres ate Rio Cuarto (assim mesmo com C.U. - tipo o quarto do hotel que a gente ficou...). Saimos de Paso com uma mega calor e mandamos pau em mais interminaveis retas. Comemos um negocio em Parana (passa por um tunel mto legal sob o rio) e a tarde ja estamos rumando a Rio Cuarto. Um pouco de vento, umas nuvenzinhas ali...um pouco mais de venton mais umas nuvenzinhas...um puta vendaval e uma hiper ultimate hurricane chuva. Sabe aquela historia do "pensa numa chuva..agora pensa numa maior"? Pois bem: era filhote na de ontem a tarde. Puts grila, a moto so ficava de lado em linha reta, não dava de enxergar nada. Podar um caminhao era coisa pra macho!! Como não achamos nenhum ficamos mesmo com o rabinho entre as pernas e fomos devagar. Mas ai...advinhe: mais tormenta!!!! Os carros que estavam na frente foram encostando e a gente avançando, mas que ficamos borrados ficamos. Ah!!!! A minha bota e da Le se comportaram super bem (ja que estão parecendo um jacare de boca aberta se sentiram em casa com tanta agua). Chegamos são e salvos. O hotel era digno de meia estrela e cadente. Onde ja se viu vc ter que ligar para a recepção pra ligar o ar condicionado do seu quarto!! Dormimos como tijolos. Hj saimos de R.C. Rumo a Neuquen. Chuva cedo mas em 1 hora começou a sair o sol e a chapa a esquentar. Retões e mais retões, aumentamos um pouco a velocidade media para avançarmos mais. Caras, passamos cidades que ligam nada a lugar nenhum, deserto total, nem bicho na estrada nem nada. A estrada tapetão. De repente....fui reduzir uma marcha pra parar num posto e?? Cade o pedal da embreagem?? O maledeto me solta da moto e fica pendurado!! Cara, aquela diarreia que eu tava antes de começar a viagem veio na hora. Parei em sexta com a mão na embreagem, comente com o J que esta f...e fui ver o que era. Ele apenas se desrosqueou do chassi, sem perder nenhuma peça. UFA!!!!!!!
Apertadinha e pau na mula. Depois disso pareciamos estar estrelando aquele filme o Twister, so quem tava ali para saber o que é andar de moto com o guidão em linha reta e o teu corpo todo de lado na moto. Aminal demais, mas complicado durante hs nessa situação. O J achou um vazamento nas bengalas da BMW, amanha vamos ver como ela se comporta. A Le no final do dia, tadinha, ja tava precisando de ajuda pra subir e descer da moto. O Machadão se perdeu com o bico de pato (amanha eu conto o que eh isso). Hj rodamos 976 km. Ontem 934!!
Chega, vou durmir porque o batente pega cedo amanha.
Abs e saudades da patroa!!
Luciano M. Turra"

sábado, 27 de dezembro de 2008

Chuva, estrada e contratempos

Hoje cedo pedi para o Nelson mandar mais textos e relatos da viagem, se fosse possível, claro, mas segue a resposta dele: "Só dia 31 vamos parar três dias...Não tá dando tempo mano. Calor do kct e agora chuva pra valer. E agora pouco caiu o pedal de marcha do Turra... Bicho brabo...Mas arrumou...
Abco
Enviado iPhone Machado
"

Hoje também fiquei sabendo que a Andressa acabou desistindo da trip, então a única representante do sexo feminino é a corajosa Leandra. É isso aí, guria, força! Na fotos acima, também podemos ver o uso motociclístico do Contact, que se não é Bombril, também tem mil e uma utilidades e encapa direitinho qualquer parte de uma moto.

Lost? Que nada, só um susto!

Tudo deu certo entre o GPS e nossos aventureiros. Acima as fotos (Machado e Turra) enviadas by iPhone com um breve relato: "Depois de alguns minutos...Estávamos mais ou menos perdidos...Agora chegando em villa maria. Hoje rodamos 700 km, faltam mais
100..... Pqp calor de mais de 35!!!"

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Terceiro dia: perdidos?!

Dia 26, 14h50, recebo esta foto, com a seguinte frase do Nelson: "Estao discutindo com gps....... Acho que estamos perdidos...... Kkkkkkkk".

Segundo dia - Pausa para descanso

Dia de Natal, recebi uma foto by iPhone do Nelson (com a seguinte mensagem: "Em passo de los libres.... Pq ninguem de ferro..... Saludo"), e o relato do Turra sobre as primeiras aventuras que já começaram a acontecer. Segue o texto na íntegra:

"Ola amigos!!!!
Concluimos hj o segundo dia de viagem no deslocamento entre Bento Gonçalves e Paso de Los Libres na Argentina. Total de hj 660. Economizamos 100 km do previsto pegando uma estrada novinha em folha, a BR 158. Show de bola, tapetinho e com curvas e alta e retas dignas de 300 por hora durante muuuuuuitos minutos (ai que saldades da Haya!!). Aqui ta 33 graus, mas na bera da piscina com aperitivo e Budweiser não ta nada mau (hehehehe). Ontem, Ctba para Bento, 637 km dos quais 300 de chuva. Como diz o Bosco, pensa numa chuva...agora pensa numa pior ainda....pois bem essa era a chuva. Não teve nada impermeavel que durou, a bota ficou alagada, a luva detonada mas chegamos bem (molhados). Ficamos na casa da tia da Leandra que nos deu uma recepção e tanto. A noite foi, digamos....diferente. Bom, primeiro que eu tive a brilhante ideia de fazer fogo num fogão a lenha pra secar as nossas coisas mais rapidamente. Feito o fogo no fogão (ou melhor - vulcão) colocamos umas madeiras em cima da chapa para dai colocar botas e luvas. Acontece que o vulcao era tão poderoso que aquela madeira acabou querendo pegar fogo e foi uma fumaceira so dentro da casa e por pouco a gente não se complica. Bom, fomos jantar e quando voltamos fomos ver a roupa seca. Bem... A minha bota e a da Le parecem duas bocas de jacare (acho que a combinação calor e agua solta tudo). Pra terminar pasmem...um cara tentou assaltar a casa de noite com todos nos durmindo. O pit bull JW nos defendeu bravamente e fez o cara correr. O Machadão desmaiado e eu so perguntei se era mais um parente da Le (depois dos 50 parei de contar) tava tudo bem e voltei a dormir.

Amanha retornamos com mais novidades.

Abs e feliz Natal.
Luciano M. Turra"

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Vépera de Natal, dia de viagem

Infelizmente eu não pude comparecer a partida dos nossos intrépidos viajantes, mas falei com o Machado logo na primeira parada. Tudo correu bem e às 14h54, ainda horário local, ele me enviou pelo iPhone (que será um grande aliado para me ajudar nas postagens) a primeira foto, da moto já em Vacaria - RS.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Expedição ao fim do mundo

Para quem ainda não sabe, Ushuaia é uma cidade argentina, capital da Província da Terra do Fogo. É a cidade mais austral do mundo ou mais conhecida como "La ciudad del Fin del Mundo" - A Cidade do Fim do Mundo. E é pra lá que meus intrépidos amigos Nelson Machado, Andressa, Jorge Wilson, Leandra e Luciano Turra estão se dirigindo. De moto! Sim, esta galera aventureira resolveu que os trechos interestaduais já não eram suficientes e colocaram as motos pra rodar. Serão muitos e muitos quilômetros até a Patagônia, e dentro do possível, colocarei neste blog, todas as fotos e textos que eles enviarem. Boa sorte e boa viagem!